A marvelização do cinema e a indústria cultural

Auteurs-es

  • FRANCISCO NICOLAU ARAÚJO UVA-CE

DOI :

https://doi.org/10.48075/rd.v10i3.34610

Mots-clés :

Cinema, Marvelização, Indústria Cultural

Résumé

O presente artigo tem por objetivo expor as consequências do fenômeno da marvelização do cinema, uma estratégia do capitalismo que vem tomando conta das produções cinematográficas americanas que são comercializadas pelo mundo inteiro. Esse movimento acontece por meio da apropriação das pautas identitárias e raciais e pela simplificação das narrativas heroicas. Tais mecanismos exigem um grande investimento tecnológico e são utilizados para engajar os espectadores e, doravante, potencializar os lucros das produtoras hollywoodianas de conteúdo audiovisual. O resultado imediato dessa investida capitalista é a construção de uma arte que não educa, pois não prioriza o aprofundamento reflexivo das questões que desafiam atualmente os paradigmas sociais.
Assim, mediante ao olhar iluminado pelos conceitos desenvolvidos pela Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, entre outros teóricos, essa pesquisa explora filosoficamente algumas implicações adjacentes a esse processo.

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Publié-e

13-12-2024

Comment citer

ARAÚJO, F. N. A marvelização do cinema e a indústria cultural. Revista DIAPHONÍA, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 141–155, 2024. DOI: 10.48075/rd.v10i3.34610. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/diaphonia/article/view/34610. Acesso em: 10 avr. 2025.