A DIMENSÃO ECONÔMICA E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SOB A ÓTICA DE JUAREZ FREITAS
Resumo
O objetivo do artigo é a elaboração de análise do conceito de Desenvolvimento Sustentável sob a ótica do pesquisador e jurista Juarez Freitas, descrita e debatida em sua obra Sustentabilidade: direito ao futuro, bem como os impactos no estudo da dimensão econômica, o qual quase sempre está presente em qualquer definição de sustentabilidade que se queira utilizar. Fez assim, para atingir esse objetivo, breve descrição panorâmica da evolução histórica conceitual da sustentabilidade, desde a década de 1970, até o surgimento da definição mais universalmente aceita, publicada no relatório Nosso Futuro Comum, em 1987. Destaca-se também a repercussão desse trabalho sobre a Conferência Rio-92 e as que se seguiram depois, encerrando com uma avaliação particular das premissas balizadoras da dimensão econômica segundo a ótica do Desenvolvimento Sustentável presente no ideário desse pesquisador.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.