A EDUCAÇÃO LIBERTADORA EM PAULO FREIRE: O EXERCÍCIO DA SOCIALIZAÇÃO DE FAZERES E SABERES

Autores

  • André Luis Castro de Freitas Universidade Federal do Rio Grande - FURG Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC https://orcid.org/0000-0002-4566-3655
  • Luciane Albernaz de Araujo Freitas Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - IFSul Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu https://orcid.org/0000-0001-9014-0071

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.26209

Palavras-chave:

Educação crítica, Diálogo, Partilha

Resumo


A partir do pensamento educacional de Paulo Freire tem-se como intencionalidade, por meio de um estudo descritivo crítico, resultante de uma pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica, elencar pressupostos os quais demonstrem que o exercício da socialização de fazeres e saberes democráticos constitua-se como agente promotor de uma educação libertadora. Na primeira parte do texto, faz-se um estudo sobre a educação como aquela que possibilita transformações na realidade pela busca da libertação dos seres humanos. Na sequência, apresentam-se as relações dialógicas em aproximação a um diálogo em sua dimensão ontológica. Após, estuda-se na proposta freiriana o mito da neutralidade da educação, a qual, caso exercida como neutra faz-se dissociada da realidade e, por fim, reflete-se que o exercício de fazeres e saberes democráticos fundamentados na participação popular possibilita a transformação do contexto vivido.

Biografia do Autor

André Luis Castro de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande - FURG Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - PPGEC

Mestre e Doutor em Ciência da Computação.

Mestre e Doutor em Educação.

Luciane Albernaz de Araujo Freitas, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - IFSul Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu

Mestre em Desenvolvimento Social.

Doutora em Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

24-06-2021

Como Citar

FREITAS, A. L. C. de; FREITAS, L. A. de A. A EDUCAÇÃO LIBERTADORA EM PAULO FREIRE: O EXERCÍCIO DA SOCIALIZAÇÃO DE FAZERES E SABERES. Ideação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 31–45, 2021. DOI: 10.48075/ri.v24i2.26209. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26209. Acesso em: 9 dez. 2021.