ENTREVISTA (REMOTA) COM ANA MARIA (NITA) ARAÚJO FREIRE, SOBRE A OBRA “PAULO FREIRE – UMA HISTÓRIA DE VIDA”

Autores

  • Silvana Aparecida de Souza Unioeste
  • Silvia Cristina Yannoulas UnB

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.27622

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educadores, Biografia

Resumo


Transcrição parcial da entrevista com Ana Maria (Nita) Araújo Freire, realizada remotamente em 9 de fevereiro de 2021. O intuito da entrevista foi o de comentar a obra publicada pela autora sobre a biografia de Paulo Freire (“Paulo Freire – Uma história de Vida”), para sua transmissão parcial durante as Rodas de Conversa Paulo Freire 2021 – Fortalecendo Elos entre Educação e Serviço Social, Curso de Extensão oferecido pelo Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Discriminação – TEDis, em seis encontros virtuais desenvolvidos ao longo do ano. Filha de educadores, a intelectual pernambucana casou-se em segundas núpcias em 1988 com Paulo Freire. A profa. Ana Maria (Nita) Araújo Freire é mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Como sucessora legal da obra do Patrono da Educação Brasileira, Ana Maria (Nita) Araújo Freire contribuiu a traduzir e divulgar os livros publicados em vida, e publicou seus livros inéditos após o falecimento. Organizou, documentou e publicou uma detalhada biografia do Patrono da Educação Brasileira.

Biografia do Autor

Silvana Aparecida de Souza, Unioeste

doutora em educação; professora da UNIOESTE-campus de Foz do Iguaçu

Silvia Cristina Yannoulas, UnB

Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília

Downloads

Publicado

24-06-2021

Como Citar

SOUZA, S. A. de; YANNOULAS, S. C. ENTREVISTA (REMOTA) COM ANA MARIA (NITA) ARAÚJO FREIRE, SOBRE A OBRA “PAULO FREIRE – UMA HISTÓRIA DE VIDA”. Ideação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 280–290, 2021. DOI: 10.48075/ri.v24i2.27622. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/27622. Acesso em: 9 dez. 2021.