Pluralidade religiosa no Brasil

percepções sobre o processo de aprendizagem no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.28661

Palavras-chave:

Percepções Discentes, Ensino Religioso, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

Apresenta a análise de uma Produção Técnica Educacional, intitulada “Caderno Digital do Professor: Ensino Religioso”, implementada durante o Ensino Remoto Emergencial, em 2020, e tem como objetivo identificar as contribuições desse recurso por meio das percepções dos alunos sobre a sua aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma Escola pública do Estado do Paraná, com 20 alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, e os registros coletados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo. Sobre a percepção dos alunos acerca da sua própria aprendizagem, por meio das análises e reflexões, foram identificados indícios de que consideram ter aprendido os conteúdos, tendo em conta que as estratégias metodológicas utilizadas favoreceram esse processo no ensino remoto. No entanto, alguns alunos indicaram dificuldade na implementação do Caderno Digital do Professor. Quanto às contribuições do Caderno Digital do Professor para a aprendizagem discente, as estratégias e as metodologias utilizadas na sua implementação se apresentaram como o fator de maior relevância, uma vez que, por meio das atividades implementadas, os alunos indicaram ter compreendido os conteúdos previstos no currículo.

Biografia do Autor

Ana Paula Fantineli Carrapeiro, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Técnica Pedagógica do Núcleo Regional da Educação do Estado do Paraná e mestre em ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio, Paraná.

Letícia Jovelina Storto, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio, Paraná. Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

CARRAPEIRO, A. P. F.; STORTO, L. J. Pluralidade religiosa no Brasil: percepções sobre o processo de aprendizagem no ensino remoto. Ideação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 172–195, 2022. DOI: 10.48075/ri.v24i2.28661. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/28661. Acesso em: 25 abr. 2024.