Interacionismo em aquisição de linguagem

um caminho teórico marcado por mudanças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v24i2.28680

Palavras-chave:

Aquisição de Linguagem, Interacionismo, Fala da Criança

Resumo

Colocamos em destaque o caminho empreendido pela pesquisadora brasileira Cláudia de Lemos, no campo da aquisição de linguagem, em busca de uma teoria que pudesse dar conta de questões relacionadas à investigação do percurso linguístico da criança. Apresentamos algumas de suas principais discussões acerca de uma proposição teórica sobre a linguagem que contempla a fala de crianças enquanto fala não-analisada, isto é, de uma teoria fundamentada na relação sujeito/língua, que se afasta da noção de aquisição como resultado de estágios de desenvolvimento. Nessa perspectiva, focalizamos a proposta de diálogo como unidade de análise e a visão estrutural de análise linguística. Além disso, retomamos pontos importantes da formulação teórica da autora como a noção de captura, em que a criança seria capturada pela linguagem antes mesmo de começar a falar, e, ainda, a noção de sujeito como efeito da linguagem, constituído a partir da relação com o outro-falante. Com isso, é ressaltada a importância de se admitir que as mudanças e reformulações do interacionismo, enquanto proposta teórica, mostram que a interação é a condição necessária para o processo de aquisição da linguagem.

Biografia do Autor

Magda Wacemberg Pereira Lima Carvalho, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

Doutora e Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Graduada em LETRAS pela Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (FAFOPST), professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da rede pública de Pernambuco.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

PEREIRA LIMA CARVALHO, M. W. Interacionismo em aquisição de linguagem: um caminho teórico marcado por mudanças. Ideação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 196–209, 2022. DOI: 10.48075/ri.v24i2.28680. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/28680. Acesso em: 29 mar. 2024.