Na busca de um teto todo meu, descobri o Leia mulheres

memorial do encontro

Autores

  • Caroline Sergel Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v25i1.29858

Palavras-chave:

Leia Mulheres, autoria feminina, pesquisa participante

Resumo

O presente artigo se trata de um memorial: o encontro entre uma leitora à procura de um teto para si e o clube de leitura Leia Mulheres, que a acolheu, abrigou e tornou-se seu espaço de resistência e ressignificações. Espaço que também se tornou o tema de sua pesquisa de mestrado, cuja dissertação se encontra em andamento e na qual ela procura investigar e compreender quais são as reverberações do clube de leitura causadas nas pessoas que dele participam. Para tal, este artigo se utiliza de dados levantados por meio de questionários aplicados às participantes do Leia Mulheres e entrevistas concedidas por suas mediadoras. O trabalho, enquanto recorte da dissertação, busca apresentar os entrelaçamentos que constituem a pesquisa e como as vivências da leitora participante no clube de leitura gradativamente se tornam tema para a pesquisadora participante.

Biografia do Autor

Caroline Sergel, Unioeste

Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel, Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

01-01-2023

Como Citar

SERGEL, C. Na busca de um teto todo meu, descobri o Leia mulheres: memorial do encontro. Ideação, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 156–168, 2023. DOI: 10.48075/ri.v25i1.29858. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/29858. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos