XADREZ: UM RECURSO METODOLÓGICO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Autores

  • Renata Camacho Bezerra
  • Ildemar André Zanella

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v9i1.3952

Resumo

O anseio por uma educação mais consistente e qualitativa capaz de
formar cidadãos seguros de seus conhecimentos, gerando amparo intelectual
para enfrentar os mais diversos desafios da existência, dentro dos contextos
sociais, econômicos e culturais do nosso país nos levou a pesquisar alternativas
metodológicas que pudessem melhorar a formação do futuro professor de Matemática
e que facilitasse o processo de ensino e aprendizagem da mesma. Para
isso surgiu a idéia de pesquisar a respeito do XADREZ como recurso metodológico
para o ensino da Matemática. Investigamos o caminho percorrido pelo Xadrez no
mundo, na tentativa de compreender como o mesmo vem sendo utilizado através
dos tempos como uma ferramenta auxiliar no desenvolvimento cognitivo, como
um instrumento pedagógico e ainda como jogo (aspecto lúdico). Além disso, este
artigo reflete as possibi l idades de contextual ização e promoção da
interdisciplinaridade através do Xadrez nas aulas de Matemática.

Downloads

Publicado

20-07-2010

Como Citar

BEZERRA, R. C.; ZANELLA, I. A. XADREZ: UM RECURSO METODOLÓGICO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. Ideação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. p.59–69, 2010. DOI: 10.48075/ri.v9i1.3952. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/3952. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos