DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: NUTRICIONISTAS E COZINHEIRAS ESCOLARES

Autores

  • Elister Lilian Brum Balestrin Fanin Prefeitura Municipal de Capitão Leônidas Marques
  • Jaciara Reis Nogueira Garcia Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Estela a HOLZ Prefeitura de Medianeira
  • Elaine Maria Spoti BERTASSO Prefeitura de Tupassi
  • Daniela Tatiane RIBEIRO Prefeitura Lindoeste
  • Cristiane Bento RUFINO Prefeitura Brasilândia do Sul

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v2i2.26256
Agências de fomento

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Segurança alimentar e nutricional, Alimentação escolar,

Resumo

A partir do encontro entre Educação Ambiental, Educação Alimentar e Nutricional e Desenvolvimento Sustentável, tem sido desenvolvidas ações para os profissionais da alimentação escolar dos municípios da região oeste do Paraná, pela Itaipu Binacional, com a parceria do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e das Prefeituras Municipais. Neste sentindo, o presente apresenta a experiência de seis municípios paranaenses (Capitão Leônidas Marques, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Lindoeste, Tupãssi e Brasilândia do Sul) que participaram das ações em 2019. Foram realizados encontros para cozinheiras, coordenadores escolares e nutricionistas, que culminou no concurso de receitas saudáveis. Nos seis municípios estudados as percepções foram semelhantes, como o envolvimento em todas as formações realizadas, assim como nas etapas do concurso de receitas. Os conhecimentos levaram a possibilidade de ampliar os conhecimentos adquiridos para outros atores sociais. O reflexo dessas ações pode apontar para uma multiplicação de saberes e vivencias capazes de criar perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável.

Referências

BRASIL. Lei nº 11.947, de 16 de Junho de 2009: Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica. Diário Oficial da União República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 16 jun. 2009.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília: MDS; 2012.

Downloads

Publicado

20-12-2020

Como Citar

BALESTRIN FANIN, E. L. B.; GARCIA, J. R. N.; HOLZ, E. a; BERTASSO, E. M. S.; RIBEIRO, D. T.; RUFINO, C. B. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: NUTRICIONISTAS E COZINHEIRAS ESCOLARES. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 2, n. 2, 2020. DOI: 10.48075/ijerrs.v2i2.26256. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/26256. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência