CARACTERIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE TRATAMENTO DE EFLUENTE PARA UMA OFICINA MECÂNICA EM FOZ DO IGUAÇU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i1.26295
Agências de fomento

Palavras-chave:

Oficinas mecânicas, Sistemas de tratamento, Efluentes.

Resumo

Com o constante aumento da quantidade de veículos nas cidades, há também um aumento da quantidade de oficinas mecânicas que realizam os serviços de manutenção e reparação desses veículos, e consequentemente, um significativo aumento na geração de efluentes líquidos com grandes cargas poluidoras, que para mitigação e minimização dos impactos ambientais, existem leis, decretos, resoluções e normas, as quais essas oficinas devem seguir e atender. O problema apresentado no estudo é o fato de que, a maioria das oficinas mecânicas não apresenta qualquer tipo de tratamento de efluentes, não atendendo às legislações e outros requisitos. A pesquisa se justifica, pois existe a necessidade das oficinas mecânicas se adequarem, por meio de sistemas de tratamento de efluentes adequados, para redução da carga poluidora, diminuindo assim o impacto causado ao meio ambiente. O estudo demonstra a caracterização e desenvolvimento de um projeto de tratamento de efluente líquido e melhorias na infraestrutura, para atendimento da legislação ambiental vigente, e que seja a melhor alternativa para uma oficina mecânica na cidade de Foz do Iguaçu. Após implementação do projeto, foi realizada amostragem do efluente líquido bruto gerado pela oficina, e do efluente após passar pelo sistema de tratamento, onde apresentou resultados satisfatórios, com eficiência total de remoção de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) de 23,16%, DQO (Demanda Química de Oxigênio) de 21,98%, óleos e graxas minerais de 80,65%, óleos e graxas totais de 82,30%, indicando que o sistema de tratamento instalado atende a legislação ambiental vigente. A partir das melhorias da infraestrutura da oficina, e do bom resultado de eficiência apresentado pelo sistema de tratamento de efluente proposto, o empreendimento foi submetido ao procedimento de regularização ambiental junto ao órgão ambiental estadual Instituto Água e Terra – IAT, o qual após analisar o processo e vistoriar o empreendimento concedeu a devida licença ambiental.

        

Biografia do Autor

Thiago da Silva Farias, Estudante/Uniamérica.

Graduando de Engenharia Ambiental no Centro Universitário UniAmérica, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.           

Kleber Gomes Ramirez, Docente/Uniamérica.

Engenheiro Ambiental. Mestre em Tecnologias Ambientais pela UTFPR. Docente no Curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário UniAmérica, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.               

Referências

ABNT Catálogo. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 14.605-2, Armazenamento de líquidos e combustíveis – sistema de drenagem oleosa parte 2: Projeto, metodologia de dimensionamento de vazão, instalação, operação e manutenção para posto revendedor veicular, 2012. Disponível em: <https://www.academia.edu/38598614/ABNT_NBR_14605_2_Sistema_de_drenagem_oleosa_Posto_revendedor_veicular>. Acessado 09 nov. 2020.

ACEVEDO, C. R.; NOHARA, J. J. Monografia no curso de administração: Guia completo de conteúdo e forma. 3. ed. São Paulo: Atlas. 2010.

BAPTISTA, M. N.; CAMPOS, D. C. Metodologias de pesquisa em ciências: Análises quantitativa e qualitativa. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC. 2010.

BOGARIM, E. P. de A.; ROSSATO, L. A. P.; CABREIRA, R. P. da S.; LENIS, J. N. R.; DIAS, A. P. A. Qualidade ambiental em conformidade com o processo de licenciamento sob a visão de um gestor ambiental: enfase nos estabelecimentos de lavagem automotiva. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental – REGET, 2014.

BRASIL. Resolução n. 430, de 13 maio 2011. Dispões sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução nº 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Diário Oficial da União, Brasília, 8 p. 16 maio 2011.

CAMPOS, R. F. F.; BORGA, T. Análise da eficiência de uma caixa separadora de água e óleo em um estabelecimento de lavagem de peças. Revista Extensão em Foco. v.7. n.1. p. 137-140. 2019.

DALABONA, V. Tratamento físico-químico por floco decantação de efluente de retifica de motores. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade de Passo Fundo, Curso de Engenharia Ambiental, Passo Fundo, 2012.

FILHO, R. M.; FERREIRA, Q. C.; RIBEIRO, F. A. Avaliação ambiental das oficinas mecânicas que realizam troca de óleo na Cidade de Monte Carmelo - MG. Revista Gestão Tecnologia e Ciências. v.1. 2011. Disponível em: <http://fucamp.edu.br/editora/index.php/getec/article/view/168/252>. Acessado 09 nov. 2020.

INEA. Oficinas mecânicas e lava a jato: orientações para o controle ambiental. Instituto Estadual do Ambiente - Rio de Janeiro: INEA, 2013.

LALLI, F. Selo de qualidade na reparação. Portal O Mecânico, Osasco, 02 out. 2015. Disponível em: <http://omecanico.com.br/selo-de-qualidade-na-reparacao>. Acessado 22 mar. 2020.

MACHADO, Flávio Pereira. Caracterização físico-quimica dos efluentes líquidos oriundos de uma oficina automotiva: estudo de caso. Medianeira, 2013. 46 p. Monografia de Especialização (Pós Graduação em Ensino de Ciências), Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

MENEGOTTO, B. V. Caracterização e proposta de tratamento de efluentes gerados por mecânicas automotivas. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso II (Curso em Engenharia Química), Universidade Federal do Pampa, Bagé. 2019.

PARANA. Edital Conjunto N.º 003/2020 – SEAP/SETI/SEDEST. Secretária do Estado do Paraná. 2020. Disponível em: <http://www.administracao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2020-03/2020-edital_003_espec_eng_amb-resultado-assinado.pdf>. Acessado em 04 jul. 2020.

SILVA, A. C. R. Metodologia da pesquisa aplicada à contabilidade: orientações de estudos, projetos, artigos, relatórios, monografias, dissertações, teses. São Paulo: Atlas, 2003.

Downloads

Publicado

18-03-2022

Como Citar

FARIAS, T. da S.; RAMIREZ, K. G. CARACTERIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE TRATAMENTO DE EFLUENTE PARA UMA OFICINA MECÂNICA EM FOZ DO IGUAÇU. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–12, 2022. DOI: 10.48075/ijerrs.v4i1.26295. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/26295. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos