ANÁLISE DA VULNERABILIDADE DE LENÇOL FREÁTICO CONTAMINADO POR DEFENSIVOS AGRÍCOLAS – ESTUDO DE CASO NA MICROBACIA DO RIO TAMANDUAZINHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v2i2.26439
Agências de fomento

Palavras-chave:

Qualidade da água. Potabilidade. Agrotóxicos. Contaminação. Águas subterrâneas

Resumo

Neste trabalho foi analisada a qualidade da água subterrânea de um poço artesiano localizado na Microbacia do Rio Tamanduazinho, e foi verificada a vulnerabilidade da mesma, devido ter em sua região grande área agrícola. De acordo com os resultados obtidos após encaminhar as amostras de água para o laboratório de análises ambientais da região, foi possível identificar a faixa do índice de qualidade da água subterrânea em questão. O IQAs analisado obteve valor médio de 91, consultando a faixa de valores o resultado obtido é considerado de ótima qualidade. Análises de oxigênio dissolvido e DBO são variáveis geralmente utilizadas em águas que recebem agentes poluentes de fontes pontuais e difusas. Neste caso, como a água em questão é uma água subterrânea e a região onde foi coletada a amostra não há lançamento de poluentes e nem há estações de tratamento de água no local, não houve a necessidade de analisar esses dois parâmetros. De acordo com as análises realizadas em laboratório, verificou-se que mesmo existindo a presença de alguns contaminantes como o Glifosato AMPA e pesticidas organoclorados e organofosforados, os valores obtidos foram baixos. Sendo assim, constatou-se que o lençol freático da região possui uma ótima qualidade para consumo e não apresenta riscos à saúde humana.   

Biografia do Autor

Larissa Poltis TONET

Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário Uniamérica. Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.    

Kleber Gomes RAMIREZ, UniAmérica

Docente/Uniamérica.     

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS (BRASIL). Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil: informe 2019. ANA, 2019.

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS (BRASIL). Divisão Hidrográfica do CNRH: Atlas Geográfico Digital de Recursos Hídricos do Brasil. ANA, 2003.

BICUDO, Carlos Eduardo; TUNDISI, José G.; SCHEUENSTUHL, Marcos C. Barnsley (Ed.). Águas do Brasil: análises estratégicas. Instituto Botânica, 2010.

BOLFE, LE. “Visão 2030: O futuro da agricultura brasileira (Coord.).” Brasília, DF: Embrapa (2018).

BOMBARDI, Larissa Mies. Agrotóxicos e agronegócio: arcaico e moderno se fundem no campo brasileiro, 2012.

BRASIL. Agência Nacional de Águas. Indicadores de Qualidade – Índice de Qualidade das Águas. Disponível em: http://pnqa.ana.gov.br/indicadores-indice-aguas.aspx. Acesso em: 28 de novembro de 2020.

BRASIL Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente. RESOLUÇÃO CONAMA nº 396, de 3 de abril de 2008 Dispõe sobre a classificação e diretrizes ambientais para o enquadramento das águas subterrâneas e dá outras providências. Publicada no DOU nº 66, de 7 de abril de 2008, Seção 1, páginas 64-68.

BRASIL. Portaria MS de Consolidação nº 05, de 28 de setembro de 2017. Consolidação das normas sobre as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde.. Diário Oficial da União, Brasília, 2017.

CORDEIRO, Willians Salles. Alternativas de tratamento de água para comunidades rurais. Campos dos Goytacazes. RJ. 97p, 2008.

CURCIO, Gustavo Ribas; CAVIGLIONE, João Henrique; BONNET, Annete;

FERIANI, Leonardo Miranda; DE OLIVEIRA, Dalila Peres. Hidrografia do subplanalto Foz do Iguaçu – Bacia Hidrográfica Paraná III. Programa Nacional de Solos do Brasil. Disponível em: http://www.pronasolos.pr.gov.br/pagina-34.html. Acesso em 02 de dezembro de 2020.

DE ARAÚJO, Juliana Alencar Firmo et al. aplicação das equações de streeter-phelps em rios que recebem fontes de poluentes pontuais e difusas, para avaliar o comportamento das concentrações de oxigênio dissolvido. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 10, n. 12, 2014.

DE OLIVEIRA, Clélia Nobre; DE MORAIS NASCIMENTO, Sérgio Augusto; CAMPOS, Vânia Palmeiras. Análise comparativa de índices de qualidade da água subterrânea. Águas Subterrâneas, 2016.

DE OLIVEIRA, Iara Brandão; NEGRÃO, Francisco Inácio; SILVA, Alessandra Gomes Lopes Sampaio. Aplicação do índice de qualidade natural da água subterrânea (IQNAS) para os domínios hidrogeológicos do estado da Bahia. Águas Subterrâneas, 2006.

FLORES, Araceli Verônica et al. Organoclorados: um problema de saúde pública. Ambiente & Sociedade, 2004.

FOZ DO IGUAÇU. Lei Complementar nº 296, de 12 de novembro de 2018. Dispõe sobre a área territorial do Município de Foz do Iguaçu, para fins de delimitação das áreas urbanas e rural, de expansão e de restrição, além de outras aplicações previstas em lei. Foz do Iguaçu: Câmara Municipal, (2018).

GOMES, Marco Antonio Ferreira; BARIZON, Robson Rolland Monticelli. Panorama da contaminação ambiental por agrotóxicos e nitrato de origem agrícola no Brasil: cenário 1992/2011. Embrapa Meio Ambiente-Documentos (INFOTECA-E), 2014.

LABORCLIN. Frasco estéril com tiossulfato de sódio. Disponível em: https://www.laborclin.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Frasco-De-Tios_-S%C3%B3dio.pdf. Acesso em 24 de novembro de 2020.

LANDAU, Elena Charlotte; MOURA, Larissa. Variação geográfica do saneamento básico no Brasil em 2010: domicílios urbanos e rurais. Embrapa Milho e Sorgo-Livro técnico (INFOTECA-E), 2016.

LEITE, Marina Ferreira; NAVAL, Liliana Pena. Avaliação do potencial de contaminação por agrotóxicos de água subterrânea tomando como base critérios para avaliação de risco do potencial de lixiviação e percolação dos agrotóxicos, 2012.

MARION, Fabiano André André; CAPOANE, Viviane; DA SILVA, José Luiz Silvério. Avaliação da qualidade da água subterrânea em poço no campus da UFSM, Santa Maria-RS. Ciência e Natura, v. 29, n. 1, p. 97-109, 2007.

SCORZA JÚNIOR, R. P.; NÉVOLA, F. A.; AYELO, V. S. ACHA: Avaliação da Contaminação hídrica por agrotóxico. Embrapa Agropecuária Oeste-Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E), 2010.

STEFFEN, Gerusa Pauli Kist; STEFFEN, Ricardo Bemfica; ANTONIOLLI, Zaida Inês. Contaminação do solo e da água pelo uso de agrotóxicos. Tecno-logica, v. 15, n. 1, p. 15-21, 2011.

TUCCI, C.E.M. Existe crise da água no Brasil? Disponível em: http://rhama.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/04/EXISTECRISEDAAgua.pdf. Acesso em 20 de novembro de 2020.

Downloads

Publicado

20-12-2020

Como Citar

TONET, L. P.; RAMIREZ, K. G. ANÁLISE DA VULNERABILIDADE DE LENÇOL FREÁTICO CONTAMINADO POR DEFENSIVOS AGRÍCOLAS – ESTUDO DE CASO NA MICROBACIA DO RIO TAMANDUAZINHO. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 2, n. 2, 2020. DOI: 10.48075/ijerrs.v2i2.26439. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/26439. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos