ESTUDO DO IMPACTO DA ARBORIZAÇÃO NO CONFORTO TÉRMICO DE VEÍCULOS, CONSUMO DE COMBUSTÍVEL GASOLINA E EMISSÕES DE CO2 EM FOZ DO IGUAÇU / STUDY OF THE IMPACT OF TREE COVERAGE ON THERMAL LOAD OF VEHICLES, GASOLINE CONSUMPTION AND CO2 EMISSIONS IN THE CITY OF FOZ DO IGUAÇU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i1.28570

Resumo

As cidades têm sofrido fortes consequências do aumento de temperaturas. Uma forma de se mitigar o efeito das mudanças climáticas nas cidades é através de ações de arborização. Propõe-se neste trabalho uma metodologia de cálculo do impacto que a falta de arborização em vias urbanas pode causar no aumento de consumo de combustível gasolina, emissões de CO2 e custos com gastos de combustíveis em ambientes urbanos. Foram apresentados índices de arborização e temperatura de vias urbanas utilizando geoprocessamento, aplicando os índices NDVI e NDBI. Medições de temperatura externa e interna de um veículo sedã médio 2.0, mostraram que a falta de arborização causa um aumento médio de temperatura interna no veículo de 28,66º C nos dias de verão na cidade de Foz do Iguaçu. Este aumento de temperatura, considerando em 1545 o número de vagas de estacionamento sem arborização na região central da cidade, resultou em um aumento anual de consumo de 700 mil litros de gasolina, emissão de 1.400 toneladas de CO2 e custos adicionais de até R$ 4 milhões por ano.

Downloads

Publicado

18-02-2022

Como Citar

HARTMANN, R. M.; FLORES, D. M. ESTUDO DO IMPACTO DA ARBORIZAÇÃO NO CONFORTO TÉRMICO DE VEÍCULOS, CONSUMO DE COMBUSTÍVEL GASOLINA E EMISSÕES DE CO2 EM FOZ DO IGUAÇU / STUDY OF THE IMPACT OF TREE COVERAGE ON THERMAL LOAD OF VEHICLES, GASOLINE CONSUMPTION AND CO2 EMISSIONS IN THE CITY OF FOZ DO IGUAÇU. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–25, 2022. DOI: 10.48075/ijerrs.v4i1.28570. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/28570. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos