METODOLOGIA TERMODINÂMICA PARA CÁLCULO DE EFICIÊNCIA EXERGÉTICA EM CIDADES CONTEMPORÂNEAS / THERMODYNAMIC APPROACH FOR EVALUATION OF EXERGETIC EFFICIENCY OF CONTEMPORARY CITIES

Autores

Resumo


O crescente interesse por sustentabilidade energética induz a procura por ferramentas teóricas concisas para o cálculo e comparação de parâmetros de interesse. O cálculo de eficiência termodinâmica para avaliação das cidades e sua analogia com máquinas térmicas é indicado para o estudo de cidades sustentáveis. No entanto, o cálculo de eficiência termodinâmica de máquinas térmicas aplicados a cidades tem uma dificuldade principal: a definição formal de fluxo de produção das cidades em termos de propriedades termodinâmicas, e que seja aplicável para qualquer cidade independente de sua formação histórica, localização, clima, cultura, economia, etc. Este artigo visa estabelecer o arcabouço teórico para cálculo da produção das cidades através de propriedades termodinâmicas, a dinâmica de consumo e transformação de massa e energia dentro das cidades, geração de irreversibilidades e a aplicação da propriedade exergia como parâmetro universal de análise termodinâmica das cidades. Para exemplificar, apresentam-se valores obtidos para eficiência exergética de cinco cidades da América Latina, apresentados em seminário acadêmico sobre eficiência das cidades dentro do escopo de avaliação de disciplinas optativas do curso de engenharia de energia da UNILA.

Downloads

Publicado

26-10-2021

Como Citar

HARTMANN, R. M.; DIAS, A. METODOLOGIA TERMODINÂMICA PARA CÁLCULO DE EFICIÊNCIA EXERGÉTICA EM CIDADES CONTEMPORÂNEAS / THERMODYNAMIC APPROACH FOR EVALUATION OF EXERGETIC EFFICIENCY OF CONTEMPORARY CITIES. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 3, n. 3, 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/28175. Acesso em: 27 nov. 2021.