Os jovens e o contexto da emergência climática: o panorama dos artigos publicados no ano de 2023 na REVBEA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v7i1.34977Resumo
Este estudo analisa artigos publicados em 2023 na Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) com o objetivo de compreender a participação de jovens no enfrentamento da emergência climática. Para isso, utilizou-se o software MAXQDA, uma ferramenta de análise qualitativa, na investigação de um total de 133 artigos. Após a primeira etapa de codificação, que consistiu na seleção dos trabalhos mais alinhados à temática, foram considerados 65 artigos para a análise aprofundada. A pesquisa organizou os dados em grupos de palavras-chave relacionadas a jovens, emergência climática, mudança climática e crise climática. Os resultados evidenciam uma predominância de autores brasileiros e destacam a relevância de temas como educação ambiental, meio ambiente e percepção ambiental na produção acadêmica sobre o tema. Assim, este trabalho contribui para a sistematização das produções científicas voltadas à emergência climática e ao envolvimento da juventude no Brasil, oferecendo subsídios para novas pesquisas e estratégias de ação em políticas públicas e educação ambiental.
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