Relações Dialógicas No Ensino da Produção Textual em Turmas Do 6º Ano de Uma Escola Municipal de Curitiba/PR
Palavras-chave:
escrita, ensino, produção textual.Resumo
Este estudo se propõe a investigar como vem sendo encaminhado o ensino da produção textual no 6. Ano de uma escola municipal de Curitiba. Para tanto, no primeiro semestre de 2016, foram gerados dados em três turmas por meio de entrevistas com três professoras, por meio dos cadernos e folhas avulsas de oito alunos, que foram analisados à luz de estudos contemporâneos sobre a linguagem e seu ensino. Dentre os teóricos estão os do Círculo de Bakhtin, cuja perspectiva enunciativo-dialógica entende a linguagem como consequente das interações verbais que se estabelecem entre os sujeitos em suas relações sociais; também estão autores que discutem o ensino da linguagem, além do aporte de documentos orientadores do ensino. A análise dos dados indica que tem prevalecido, em todas as turmas, a ênfase no ensino da escrita de redações escolares, principalmente a partir de imagens, as quais não abrangem aspectos constitutivos da produção de textos fora da escola, tais como gênero discursivo definido, planejamento prévio, interlocutor eleito, local de circulação e reescrita do texto.
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