A Música e o Espaço, Possibilidades e Entendimentos na Construção do Saber Geográfico pela Realidade do Aluno – Discutindo a Música “175 Nada Especial”
Agências de fomento
Palavras-chave:
Música, Realidade, Ensino e aprendizagem.Resumo
Este trabalho consiste em uma reflexão inicial a respeito da utilização da música como um recurso pedagógico, sobretudo, o uso da música “175 nada especial” do cantor e compositor Gabriel O Pensador. Discutimos aqui sobre a utilização da música como uma estratégia de aproximar a realidade dos alunos aos conteúdos geográficos, debatemos ainda sobre a prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem através da utilização música e por fim, discorremos sobre a música acima mencionada como uma forma de chamar a atenção dos alunos desinteressados para aproxima-los do debate sobre temáticas mencionadas na música relacionando com as vivências dos discentes. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida por meio de análise bibliográfica, enfatizando no uso da música como um recurso pedagógico que venha a auxiliar os professores na construção do conhecimento.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
11-02-2020
Como Citar
GOMES DA SILVA E SÁ, T.; PIRES DA SILVA, R. A Música e o Espaço, Possibilidades e Entendimentos na Construção do Saber Geográfico pela Realidade do Aluno – Discutindo a Música “175 Nada Especial”. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 14, n. 20, p. 28–36, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/24025. Acesso em: 30 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.