Potencial de Uso Conservacionista (PUC) e Uso e Cobertura do Solo na Bacia Hidrográfica do Córrego Guavirá, PR
Agências de fomento
Resumo
A Bacia Hidrográfica é uma importante unidade voltada ao planejamento territorial. Assim, o uso de ferramentas que permitam uma análise integrada deste território, como suporte ao conhecimento dos elementos que o compõem, da sua fragilidade e potencialidade é de fundamental importância para a sua gestão. O Potencial de Uso Conservacionista (PUC), busca a compreensão das relações ambientais para o planejamento do uso do solo, subsidiando a tomada de decisões. Objetivou-se mapear o PUC e uso e ocupação do solo da bacia hidrográfica do Córrego Guavirá, PR para avaliar as suas potencialidades e limitações e verificar se a gestão da bacia se faz de forma eficiente. Para tal, foram utilizadas ferramentas de geoprocessamento e sensoriamento remoto. A bacia do Guavirá apresenta, na sua maior parte, Alto e Muito Potencial de Uso Conservacionista, contudo, o uso e ocupação inadequados, com práticas de revolvimento do solo, não manutenção de cobertura vegetal, grandes áreas de pousio, dentre outros, são fatores determinantes para a perda de solo e água por processos erosivos. Assim, torna-se necessária a adoção de práticas de manejo e conservação do solo, conforme as limitações e potencialidades da área de forma a garantir a boa gestão territorial e a sustentabilidade ambiental.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
11-02-2020
Como Citar
MONTEIRO DA COSTA, A.; DA SILVA, L. H.; CORDEIRO DA SILVA, V.; SOARES DE MOURA, M.; MOTA, P. K.; REIS SILVA DE ARAÚJO, B. J. Potencial de Uso Conservacionista (PUC) e Uso e Cobertura do Solo na Bacia Hidrográfica do Córrego Guavirá, PR. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 14, n. 20, p. 107–122, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/24034. Acesso em: 17 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.