DINÂMICA DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-AÇU, PARÁ, ENTRE 1989 E 2008
Palabras clave:
Microrregião Bragantina, Cobertura Vegetal, Geoprocessamento, Rede Viária.Resumen
O processo de uso e ocupação do município de Igarapé-Açu refletiu o resultado das políticas de intervenção estatal e de apropriação do território, voltadas para a Microrregião Bragantina, no estado do Pará, desde o século XIX. A imigração, principalmente até a primeira metade do século XX, garantiu a ocupação agroextrativista da Microrregião Bragantina e a produção direcionada ao abastecimento da capital (Belém). Igarapé-Açu, município integrante desta microrregião e inserido em sua dinâmica territorial, registrou, ao longo de décadas, o desaparecimento contínuo da vegetação primária, a exaustão do solo pelas técnicas tradicionais de queima e corte a implantação de uma malha viária para atender aos fluxos de pessoas e mercadorias e, por fim, a consolidação de distritos e agrovilas. No período de 1980 a 2008, a ocupação de Igarapé-Açu é caracterizada pelas variadas paisagens que são fruto das relações entre os componentes físicos, biológicos e antrópicos atuantes no espaço geográfico, representados pelas dinâmicas de uso e ocupação do espaço municipal de Igarapé-Açu.Descargas
Archivos adicionales
Publicado
17-03-2014
Cómo citar
HAYDEN, D. A.; FRANÇA, C. F. de. DINÂMICA DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-AÇU, PARÁ, ENTRE 1989 E 2008. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 8, n. 9, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/9068. Acesso em: 24 abr. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.