A TRÍPLICE FRONTEIRA INTERNACIONAL ENTRE BRASIL, PARAGUAI E ARGENTINA: CONTEXTO HISTÓRICO, ECONÔMICO E SOCIAL DE UM ESPAÇO CONHECIDO PELA VIOLÊNCIA E PELAS PRÁTICAS ILEGAIS

Autores

  • Sandra Cristiana Kleinschmitt
  • Paulo Roberto Azevedo
  • Eric Gustavo Cardin

Palavras-chave:

Tríplice Fronteira Internacional. Foz do Iguaçu. Puerto Iguazu. Região Metropolitana de Ciudad Del Este.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o contexto histórico, econômico e social  da tríplice fronteira internacional formada por Brasil, Paraguai e Argentina. Essa fronteira é historicamente conhecida pelas altas taxas de homicídios e pelas várias práticas ilegais. Essas práticas podem ir da passagem de produtos estrangeiros de um lado para outro, entre os países, sem a declaração oficial às autoridades, até a própria produção, circulação e venda de mercadorias falsificadas. O artigo apresenta cada lado dos países estudados, para finalmente realizar uma análise da região integrada, sua dinâmica local, sua relação com as práticas ilegais, bem como a discussão sobre a associação com o tráfico de drogas, armas e demais mercadorias ilícitas e a relação com o terrorismo. Todos esses elementos fundamentam as acusações das mídias nacionais e internacionais como um território de contravenções e de insegurança nacional.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

17-03-2014

Como Citar

KLEINSCHMITT, S. C.; AZEVEDO, P. R.; CARDIN, E. G. A TRÍPLICE FRONTEIRA INTERNACIONAL ENTRE BRASIL, PARAGUAI E ARGENTINA: CONTEXTO HISTÓRICO, ECONÔMICO E SOCIAL DE UM ESPAÇO CONHECIDO PELA VIOLÊNCIA E PELAS PRÁTICAS ILEGAIS. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 8, n. 9, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/9383. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos