HISTÓRIA DA CIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Alessandra Cristina Alves dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) - Irati/PR
  • Joivana de Fátima Rodrigues Lau Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) - Irati/PR
  • Thiago de Souza Claudino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) - Irati/PR

DOI:

https://doi.org/10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33775

Palavras-chave:

ciências da natureza, base nacional curricular comum, PNLD

Resumo

É altamente indicado que a História da Ciência seja considerada ao ensinar conceitos em sala de aula. Os estudos sobre a presença da História da Ciência em livros didáticos priorizam os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio. Dessa forma, o objetivo desse estudo consiste em investigar as inserções de História da Ciência em livros didáticos para os anos iniciais do ensino fundamental. Foram avaliadas inserções sobre História da Ciência em livros didáticos de 1º a 5º anos, conforme Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2023. Inserções contendo informações históricas referentes à vida dos cientistas ocorreram principalmente nos livros destinados ao quarto e ao quinto ano do ensino fundamental. A biografia dos cientistas apareceu em três dos livros didáticos analisados. Estiveram presentes representações pictográficas e imagens, como fotos e desenhos dos cientistas, imagens originais e do momento histórico.

Downloads

Referências

ALMEIDA, L. F.; GUIMARÃES, C. R. P. História e filosofia da ciência nas séries iniciais da educação básica: orientações dos PCN para o ensino fundamental. In: Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 8., 2014, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2014. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/2089/1/CienciaEducacaoBasicaPCN.pdf. Acesso em: 22.fev.2024.

ALVARO, M. V.; BORGES, M. N.; FLORÊNCIO, A. S. Armas químicas e o desenvolvimento científico: o uso do júri simulado como estratégia didática para o ensino de química. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 250-271, 2021. DOI: 10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.1.25980. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/25980. Acesso em: 4 jul. 2024.

ARMSTRONG, D. L. P. Fundamentos filosóficos do ensino de ciências naturais. Curitiba: Intersaberes, 2012.

BACICH, L.; CARONE, C. R.; PICHILIANI, E. A. Presente mais: ciências da natureza. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2021.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf. Acesso em: 22 fev. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22. fev. 2024.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 8. ed. Ijuí: Unijuí, 2018.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

FRANCO-PATROCÍNIO, S. O.; FREITAS-REIS, I. Os livros didáticos de química indicados pelo PNLD 2015: a história da ciência empregada na temática “quantidade de matéria” e sua unidade, mol. Holos, v. 2, p. 375-392, 2017. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4676/pdf. Acesso em: 19 fev. 2024.

GUARNIERI, P. V. Concepções dos professores de ciências da natureza a respeito do currículo paulista em relação à história e filosofia da ciência no ensino médio. 2022. 256 f. Tese de Doutorado (Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio De Mesquita Filho”, Bauru, 2022. Disponiível em: https://repositorio.unesp.br/items/15974d09-9ab7-4374-8e25-99bb9c17afd0. Acesso em: 8 jul. 2024.

GUIMARÃES, L. P.; CASTRO, D. L. FIOCRUZ e pandemias: A importância da História da Ciência nos anos iniciais do ensino fundamental. Dialogia, n. 41, p. e21804, 2022. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21804. Acesso em: 26 fev. 2024.

LONDERO, L.; GALINDO, M. A.; SERZEDELLO, M. História da Ciência e relações de gênero: a publicação de “Sir Isaac Newton’s philosophy explained for de use of ladies. In six dialogues on light and colours”. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 325–246, 2018. DOI: 10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.3.19695. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/19695. Acesso em: 8 jul. 2024.

MANTOVANI, K.; CAMPOS, M. R. Bem-me-quer mais: ciências. 1. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021.

MARLO, G.; PATAKA, E. M. Concepções de ciência e educação: contribuições da história da ciência para a formação de professores. Educação e Pesquisa, v. 45, e186743, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/gj7mNCT4XzdfvTRN8JkDrgc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 fev. 2024.

MARTINELLI, N. R. B. S.; MACHEDANZ, L. F. Abordagens da história da ciência no ensino de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 11, 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Editora da UFSC, 2017. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/lista_area_03.htm. Acesso em: 19 fev. 2024.

MARTINS, R. A. Introdução: a História das Ciências e seus usos na educação. In: SILVA, C. C. (Org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para a aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006, p. xxi – xxxiv.

MATTHEWS, M. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164–214, 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084. Acesso em: 5 nov. 2024.

MENDONÇA, V. L.; COSTA, T. Da escola para o mundo: ciências. 1. ed. São Paulo: Scipione, 2021.

MICHELAN, V. Vida criança: ciências. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2021.

MURÇA, J. S. E.; SILVA, N. V.; FREITAS, B. S. P.; GOLDSCHMIDT, A. I. A história da ciência em livros didáticos dos anos iniciais: uma análise. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 10, n. 2, p. 51-66, 2020. Disponível em: http://srvapp2s.santoangelo.uri.br/seer/index.php/encitec/article/view/2151. Acesso em: 26 fev. 2024.

NIGRO, R. G. Ápis mais: ciências. 1. ed. São Paulo: Ática, 2021.

PIRES, R. G.; AMARAL, C. L. C.; PALANCH, W. B. L. História da ciência em livros didáticos de química: características das pesquisas sobre a temática. Revista Ciências & Ideias, v. 10, n. 3, p. 178-190, 2019. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/1164. Acesso em: 26 fev. 2024.

PRETTO, E. M.; GOLDSCHMIDT, A. I.; RICHTER, L. História da Ciência: uma análise em uma coleção de livros didáticos de Ciências – ensino fundamental – anos finais. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 19, n. 42, p. 177-193, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14286. Acesso em: 26 fev. 2024.

ROSA, M. D. A. O uso do livro didático de ciências na educação básica: uma revisão dos trabalhos publicados. Revista Contexto & Educação, v. 32, n. 103, p. 55-86, 2017. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/6787. Acesso em: 19 fev. 2024.

SANTOS, S. C. S. Espaços educativos científicos: formal, não formal e informal. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 9, n. 20, p. 98-107, 2016. Disponível em: https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/251/250. Acesso em: 19 fev. 2024.

SARMENTO, S. F.; SILVA, M. N. A.; NÓBREGA, J. M. S; COSTA, C. M. A história da ciência no ensino fundamental: análise de episódios históricos em livros didáticos de ciências. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5, 2018, Olinda. Anais... Campina Grande-PB: Realize, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD4_SA3_ID3272_10092018194145.pdf. Acesso em: 19 fev. 2024.

SILVA, G. R. História da Ciência e experimentação: perspectivas de uma abordagem para os anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 6, n. 1, p. 121-132, 2013. Disponível em: https://rbhciencia.emnuvens.com.br/revista/article/view/242/194. Acesso em: 19 fev. 2024.

SILVA, A. M.; COSTA, D. K. Análise do conceito de equilíbrio químico apresentado nos livros didáticos de Química, aprovados pelo PNLD 2018-2020. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 366-383, 2022. DOI: 10.48075/ReBECEM.2.v.6.n.3.27799. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/27799. Acesso em: 4 jul. 2024.

SILVA, A. A.; JUSTINA, L. A. D. História da ciência em livros didáticos de biologia: os conceitos de genótipo e fenótipo. Alexandria: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 333-357, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2018v11n1p333/36701. Acesso em: 19 fev. 2024.

SOUZA, G. A. P.; COSTA, G.; LIMA, L. S. Análise da história da ciência no livro didático de química. Scientia Naturalis, v. 3, n. 1, p. 274-287, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/4267. Acesso em: 26 fev. 2024.

TERÁN, A. F. Estratégias de ensino em disciplina do curso de mestrado educação em ciências na Amazônia: percepção de estudantes. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 66–91, 2019. DOI: 10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.1.20502. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/20502. Acesso em: 8 jul. 2024.

TERNES, A. P. L.; SCHEID, N. M. J.; GULLICH, R. I. C. A história da ciência em livros didáticos de ciências utilizados no ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 7, 2009, Florianópolis. Anais... Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2009. Disponível em: http://axpfep1.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/1677.pdf. Acesso em: 19 fev. 2024.

VIEIRA, A. S.; REJAN, D. C. L.; ANDRADE, M. A. B. S. História da ciência nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise da descoberta da penicilina por Alexander Fleming. Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/76309. Acesso em: 19 fev. 2024.

Downloads

Publicado

31-03-2025

Como Citar

ALVES DOS SANTOS, A. C.; RODRIGUES LAU, J. de F.; DE SOUZA CLAUDINO, T. HISTÓRIA DA CIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. DOI: 10.48075/ReBECEM.2025.v.9.n.1.33775. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/33775. Acesso em: 8 abr. 2025.