Pluriatividade rural e residência urbana no Oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v14i27.1570Palavras-chave:
pluriatividade, agricultura familiar, domicílio urbano.Resumo
O trabalho apresenta um caso de pluriatividade na agricultura familiar, combinada com a mudança do local de domicilio destas famílias do meio rural para o meio urbano. A caracterização deste fenômeno como um caso de pluriatividade se justifica uma vez que esta mudança do local de domicilio, acompanhada pela diversificação das atividades produtivas, é assumida conjuntamente pelos membros das famílias destes pequenos agricultores. Esta estratégia permite a continuidade da atividade agrícola combinada com o desenvolvimento de outras atividadesprodutivas tanto dentro quanto fora do meio rural. Esta modalidade de pluriatividade é entendida como uma estratégia intermediária na trajetória destes pequenos agricultores, na passagem da vida rural para a vida urbana. Por isso, a mudança do local de domicilio para o meio urbano é definitiva. Já a mudança das atividades produtivas é lenta e gradual. Apenas após a morte do chefe destas famílias de agricultores, quando os filhos não assumem a continuidade do cultivo agrícola, é que a propriedade das terras é vendida. Isto sugere a continuidade no processo de concentração da propriedade da terra no Oeste Paranaense (Região estudada) e a diminuição gradativa da ocorrência da agricultura familiar neste contexto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.