Aspectos e características da teoria histórico-cultural e da análise do comportamento aplicada: possíveis influências na formação de professores e na prática pedagógica da educação especial

Autores

  • Ketlyn Isadora Libanio Alves
  • Josimar Ribeiro dos Santos
  • Jane Peruzo Iacono

Resumo

A formação de professores para a Educação Especial pode envolver diferentes perspectivas teóricas que influenciam a prática pedagógica. A Teoria Histórico-Cultural (THC) desenvolvida pelo estudioso Vigotski (1899-1934), entende que o desenvolvimento humano ocorre por meio da interação social e das relações com o mundo. A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma ciência baseada nos princípios do behaviorismo, desenvolvida a partir dos estudos de Skinner (1904-1990), e seu objetivo é compreender e modificar os comportamentos por meio de técnicas baseadas em reforço e controle de estímulos. A difusão da ABA no contexto educacional tem gerado debates sobre sua influências na prática escolar e, consequentemente, questionamentos sobre seu impacto na formação docente. Diante desse cenário, esta pesquisa tem como objetivo identificar e enumerar alguns aspectos e características da THC e da ABA, no sentido de refletir sobre suas possíveis influências na prática pedagógica e na formação de professores. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica. Como resultados, o estudo demonstrou que a formação de professores para a Educação Especial requer um olhar atento para diferentes abordagens teóricas, bem como uma postura crítica, ética e sensível. Demonstrou, ainda, que a THC e a ABA oferecem caminhos distintos para a prática pedagógica, ou seja, para o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes da modalidade Educação Especial, tendo cada uma, suas contribuições.

Downloads

Publicado

18-02-2026

Como Citar

ALVES, K. I. L.; SANTOS, J. R. dos; IACONO, J. P. Aspectos e características da teoria histórico-cultural e da análise do comportamento aplicada: possíveis influências na formação de professores e na prática pedagógica da educação especial. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 32, n. 64, p. 19, 2026. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/37067. Acesso em: 12 abr. 2026.