O conceito de ‘moderno Príncipe’ - aplicando o contextualismo social na leitura dos Cadernos do Cárcere
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtc.v26i52.24512Mots-clés :
Gramsci, Teoria Política, Moderno Príncipe, Partido Revolucionário.Résumé
A proposição gramsciana do ‘moderno Príncipe’, como a maioria dos conceitos elaborados por Gramsci nos Cadernos do cárcere, sempre esteve aberta a polêmicas interpretativas. A causa dessas controvérsias exegéticas tem origem em dois fatores principais, no caráter fragmentário dos escritos carcerários e no método de trabalho empregado por Gramsci, baseado na apropriação crítica de algumas concepções produzidas fora da tradição marxista, modificando os seus conteúdos originais e assimilando-as em seu projeto de atualização da ‘filosofia da práxis’. O objetivo deste artigo é apresentar a proposição do ‘moderno Príncipe’, mostrando que, apesar de fragmentária, existe uma teoria do partido nos Cadernos do cárcere. Em seguida, recorrendo às novas categorias políticas elaboradas por Gramsci, esta teoria do partido é apresentada de forma sistematizada.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.