A “escritura” como jogo de (des)montagem: um relato sobre a construção de uma “obra aberta”

Autores/as

  • Luciano von der Goltz Vianna Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtc.v27i53.25924
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Palabras clave:

Crise Epistêmica, Etnografia, Suplementariedade, Paradigma.

Resumen

Exponho aqui um relato sobre um experimento de “escritura” (Derrida) onde há a proposta de uma leitura que constantemente submeta à crítica suas próprias “matrizes disciplinares” (Kuhn). Para isso foram compostas performances textuais onde são apresentados enigmas oriundos de algumas “epistèmês” (Foucault) antropológicas, as quais (des)montam quebra-cabeças etnográficos criados a partir de trabalho de campo realizado no (informação omitida para efetiva avaliação duplo-cego). O fio condutor de tal experimento é a hipótese de que a etnografia seria um “paradigma” (Kuhn) para a Antropologia. À medida que as “anomalias” (Kuhn) dessa etnografia vão sendo apresentadas, torna-se disponível ao leitor uma série de percursos para solucioná-las. Os sucessivos labirintos epistêmicos e o caráter não prescritivo da escritura parecem produzir uma espécie de “sensação de deriva” na leitura, no momento em que o experimento torna-se uma reescritura de um texto que está alhures de sua autocrítica.

Biografía del autor/a

Luciano von der Goltz Vianna, Unioeste

Professor colaborador no curso de Ciências Sociais da UNIOESTE, doutor em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC, mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS e bacharel em Ciências Sociais pela mesma universidade.

Publicado

25-09-2020

Cómo citar

VIANNA, L. von der G. A “escritura” como jogo de (des)montagem: um relato sobre a construção de uma “obra aberta”. Tempo da Ciência, [S. l.], v. 27, n. 53, p. 10–29, 2020. DOI: 10.48075/rtc.v27i53.25924. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/view/25924. Acesso em: 25 may. 2025.