A “escritura” como jogo de (des)montagem: um relato sobre a construção de uma “obra aberta”
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtc.v27i53.25924Mots-clés :
Crise Epistêmica, Etnografia, Suplementariedade, Paradigma.Résumé
Exponho aqui um relato sobre um experimento de “escritura” (Derrida) onde há a proposta de uma leitura que constantemente submeta à crítica suas próprias “matrizes disciplinares” (Kuhn). Para isso foram compostas performances textuais onde são apresentados enigmas oriundos de algumas “epistèmês” (Foucault) antropológicas, as quais (des)montam quebra-cabeças etnográficos criados a partir de trabalho de campo realizado no (informação omitida para efetiva avaliação duplo-cego). O fio condutor de tal experimento é a hipótese de que a etnografia seria um “paradigma” (Kuhn) para a Antropologia. À medida que as “anomalias” (Kuhn) dessa etnografia vão sendo apresentadas, torna-se disponível ao leitor uma série de percursos para solucioná-las. Os sucessivos labirintos epistêmicos e o caráter não prescritivo da escritura parecem produzir uma espécie de “sensação de deriva” na leitura, no momento em que o experimento torna-se uma reescritura de um texto que está alhures de sua autocrítica.
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