O ATOR E AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v18i36.9046Palabras clave:
Atores. Direitos. Conflito. Cultura. Regulamentação.Resumen
O artigo pretende refletir sobre alguns dos elementos que compõem o novocenário de organização econômica política e social da sociedade ocidental, em que acentralidade das demandas por direitos e por reconhecimento se constitui a partir dosconflitos. Neste cenário os atores sociais se mobilizam para institucionalizar agendas deinteresses em termos de demandas culturais. Como elementos centrais desses novosprocessos de organização social se fazem presentes à luta por direitos ao reconhecimento nadiversidade, e as teorizações em torno do tema identificam o declínio das categorias sociaisfazendo emergir a noção de sujeito cultural. Na ordem dessa nova configuração apresenta-sea emergência de atores enquanto sujeitos da ação individual ou coletiva impondo oreordenamento na construção de políticas públicas que passam a ser incrementadas a partirda demanda outorgada que remete à cultura, gênero, etnia gerando uma pluralidade deatores. A relação capital e trabalho se deslocam para o discurso que envolve a pluralidade eo novo desempenho dos atores a partir da incrementação de capacidades e do agenciamentode recursos através de projetos.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.