DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E DO CONTROLE SOCIAL: AVALIANDO TRÊS AÇÕES PARA CIDADANIA EM SEGURANÇAS PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v19i37.9101Palabras clave:
Educação em/para Direitos Humanos, Segurança Pública e Cidadania, Políticas e AvaliaçãoResumen
O artigo pondera sobre três experiências inseridas na Política Pública Nacional deEducação em/para Direitos Humanos para a Prevenção da Violência, das quais as autoras sãopesquisadoras, docentes e gestoras, portanto, o trabalho é fruto de observação direta, deanálise documental e da analise de depoimentos. A primeira, capitaneada pelo MinistérioPúblico-BA, denominada PROGEDH (Programa de Educação em Direitos Humanos), envolveuinstituições parceiras, objetivando formar e capacitar em Direitos Humanos estudantes doensino fundamental da rede pública municipal de Salvador. A segunda, denominada PROERD(Programa Educacional da Polícia Militar de Resistência às Drogas e a Violência), deresponsabilidade da Secretaria de Segurança Publica da Bahia, representa a expressão demudança de paradigma - da exclusiva repressão, para a aliança à idéia de prevenção - domesmo modo que a terceira, denominada PROGESP (Programa de Estudos, Pesquisas eFormação em Políticas e Gestão de Segurança Pública) vinculada a Rede Nacional de AltosEstudos em Segurança Pública que trabalha diretamente com a formação de agentes operadoresdo Sistema de Segurança Pública, através de inúmeras ações capitaneadas pela UniversidadeFederal da Bahia. Assim, o artigo tem como escopo traçar algumas observações sobre comotais experiências - uma encerrada e duas em curso - colocam em exposição alguns avanços efragilidades, tais como: a responsabilidade compartilhada na formulação, gestão e execuçãode ações de prevenção à violência; a especificidade da prevenção no contexto social/universoe sobre os tipos de sociabilidades desenvolvidas nos cursos das ações. Recorremos a autorestais como Frey; Dias Sobrinho; Chianca; Marino; Armani; Dallari; Pinheiro; Adorno; Serrato;Costa e Castanhar, dentre outros.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.