MÚSICA E MÚSICOS NA TRÍPLICE FRONTEIRA (BRASIL, ARGENTINA, PARAGUAI)
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtc.v20i39.9811Palabras clave:
fronteiras, músicos, práticas musicais, história oralResumen
Este artigo problematiza algumas questões referentes à chamada Tríplice Fronteira,que compreende os municípios de Foz do Iguaçu, no Brasil, Ciudad Del Este no Paraguai, ePuerto Iguazú na Argentina. O artigo analisa depoimentos de dois músicos que atuam nessafronteira, o harpista paraguaio Casemiro Pinto, que atua em Foz do Iguaçu e o compositorBráulio Toledo, ou Caraicho Toledo, que atua na província argentina fronteiriça de Missiones.Analisando as práticas musicais desenvolvidas por esses dois músicos pode-se perceber aconstrução de outras fronteiras que não aquelas delimitadas pelas divisas entre os trêspaíses. Nos dois casos, quebra-se a idéia da fronteira como espaço de cooperação, de fluidez,de trocas culturais ilimitadas, assim como área de expressão pura e simples de conflitos econfrontos. A coexistência de diferentes temporalidades nessas construções possibilita acompreensão também de silenciamentos, decorrentes inclusive da presença dasditaduras, fazendo com que questıes simbólicas de fronteiras migrem da regiªo da divisapara o interior do Estado-Nação.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.