O DESEMPENHO E AS COTAS: A METODOLOGIA DA TIM NO CASO DA UFSC
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtc.v22i43.12642Mots-clés :
Cotas, Ação Afirmativa, Política Pública, Desempenho Acadêmico.Résumé
O artigo trata de parte dos resultados da Dissertação elaborada para o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O texto conta com a análise através da metodologia da Taxa de Integralização Média (TIM), uma das metodologias a que a dissertação se propõe a avaliar o desempenho de acadêmicos cotistas na UFSC. Esta razão avalia o progresso do aluno na integralização dos créditos necessários para se formar. Será possível observar a comparação do desempenho acadêmico das diferentes formas de ingresso após a adoção do programa de ação afirmativa da UFSC em 2007 através de uma metodologia nunca antes avaliada em outra universidade. O texto, além de apresentar alguns resultados dessa metodologia aplicada à UFSC, também contextualiza a adoção da política de cotas nesta instituição. Outro interessante aspecto deste artigo é a divulgação de resultados auferidos diante da escolha metodológica similar a feita pelos pesquisadores da federal gaúcha (MONSMA et al, 2013). Trata-se da comparação entre aqueles avaliados entre os 20% de piores notas médias entre aqueles não ingressantes por cotas, com os cotistas (30% do total). A comparação entre estes indivíduos se justifica em alguns resultados preliminares, em que o valor da soma foi favorável aos cotistas, o que pode indicar um contraponto à tese de que os cotistas derrubariam o nível dos cursos. O gênero também é incluído na análise.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.