Os trabalhadores paraguaios nas cidades fronteiriças do Brasil
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtc.v25i49.20035Mots-clés :
Fronteira, Trabalho, Mobilidade TrasfronteiriçaRésumé
O objetivo da pesquisa foi analisar a relação dos trabalhadores paraguaios com o
mercado de trabalho das cidades brasileiras que fazem fronteira com o Paraguai. Primeiramente, procuro diferenciar e definir trabalhadores migrantes de trabalhadores fronteiriços. Para tanto, utilizo informações produzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e também dados derivados da pesquisa realizada nas cidades brasileiras de Foz do Iguaçu e Guaíra, vizinhas dos municípios paraguaios de Ciudad del Este e Salto do Guairá, respectivamente. Em um segundo momento, analiso os resultados das entrevistas semiestruturadas aplicadas aos trabalhadores paraguaios entre 2010 e 2015. O intuito das entrevistas foi observar o perfil dos entrevistados, suas carreiras, processos de inserção laboral, práticas de trabalho e os conflitos diários no trabalho. Em grande parte, a origem dos trabalhadores e suas famílias é rural. O baixo nível de educação também é destacado na maioria dos casos. No entanto, dois aspectos mereceram maior destaque: primeiro, a importância das redes sociais transnacionais na manutenção da dinâmica dos fluxos fronteiriços; e segundo, a observação da inserção desses trabalhadores paraguaios em práticas precárias de emprego nas cidades brasileiras. Essa situação permite problematizar os limites dos modelos de desenvolvimento adotados nas cidades fronteiriças, bem como a existência de uma divisão de trabalho entre os trabalhadores brasileiros e os paraguaios.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.