VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: TESTANDO TEORIAS DE CONTROLE SOCIAL
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtc.v19i37.9098Mots-clés :
Delinquência Escolar, Controle Social, Ligação à Escola, Aprendizagem Social.Résumé
O presente estudo teve como objetivo investigar os fatores que contribuem parao comportamento delinquente nas escolas, e partiu da importância dos mecanismos decontrole social no ambiente escolar. O trabalho foi fruto da pesquisa realizada em BH eRegião Metropolitana - Perdas Sociais causadas pela violência: as Escolas (CRISP/UFMG). Olevantamento do auto-relato dos estudantes sobre a participação ou não na delinquênciaescolar foi crucial para o desenvolvimento do modelo desenvolvido. Os resultados obtidosapontaram para uma forte influência das variáveis endógenas à escola para explicação dadelinquência juvenil, como: compromisso do aluno; ligação colegas/escola; crença nas normas;aprendizagem social; características sócio-demográficas (sexo e idade). Ainda verificou-seuma baixa influência das variáveis externas à escola, seja região ou até mesmo se ela é públicaou particular.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.