O conceito de enunciado nas propostas de produções escritas do Livro Didático Público do Paraná Língua Portuguesa e Literatura

Autores

  • Gabriela Cristina Lauermann
  • Patrícia Helena Frai

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v11i23.12708

Palavras-chave:

enunciado, livro Didático Público do Paraná Língua Portuguesa e Literatura, produção textual.

Resumo


O presente trabalho tem como finalidade analisar propostas de produções textuais escritas à luz do conceito bakhtiniano de enunciado e os documentos norteadores do ensino de Língua Portuguesa.   O corpus é constituído por 3 propostas oriundas do Livro Didático Público do Paraná Língua Portuguesa e Literatura (2007), cujos autores são os professores do quadro próprio de magistério da Rede Estadual de Ensino. A teoria que embasa o trabalho é fundamentada em: Bakthin ([1979] 2003), nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica (2008), e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000). Os resultados apontam divergências entre os documentos norteadores da educação e os encaminhamentos metodológicos.

Downloads

Publicado

21-10-2015

Como Citar

LAUERMANN, G. C.; FRAI, P. H. O conceito de enunciado nas propostas de produções escritas do Livro Didático Público do Paraná Língua Portuguesa e Literatura. Trama, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 28–61, 2015. DOI: 10.48075/rt.v11i23.12708. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/12708. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

ARTIGO