O conceito de enunciado nas propostas de produções escritas do Livro Didático Público do Paraná Língua Portuguesa e Literatura
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v11i23.12708Palavras-chave:
enunciado, livro Didático Público do Paraná Língua Portuguesa e Literatura, produção textual.Resumo
O presente trabalho tem como finalidade analisar propostas de produções textuais escritas à luz do conceito bakhtiniano de enunciado e os documentos norteadores do ensino de Língua Portuguesa. O corpus é constituído por 3 propostas oriundas do Livro Didático Público do Paraná Língua Portuguesa e Literatura (2007), cujos autores são os professores do quadro próprio de magistério da Rede Estadual de Ensino. A teoria que embasa o trabalho é fundamentada em: Bakthin ([1979] 2003), nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica (2008), e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000). Os resultados apontam divergências entre os documentos norteadores da educação e os encaminhamentos metodológicos.
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