O conceito de enunciado nas propostas de produções escritas do Livro Didático Público do Paraná Língua Portuguesa e Literatura
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v11i23.12708Keywords:
enunciado, livro Didático Público do Paraná Língua Portuguesa e Literatura, produção textual.Abstract
This present study aims to analyze the proposals of textual productions written in the light of the bakhtinian concept of enunciation and the guiding documents of Portuguese Language teaching. The corpus of the study is made by 3 proposals from the Public School Didactic Book of Portuguese Language and Literature (2007), whose authors are professors in the public system of teaching. The teory that this study is based on is grounded in: Bakhtin ([1979] 2003), in the document Diretrizes Curriculares da Educação Básica (2008) and in the document Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000). The results point to divergencies between the guiding documents of education and the methodological guidance.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.