DESLIZAMENTOS DE SENTIDO EM DISCURSOS PRODUZIDOS SOBRE A MULHER
DOI :
https://doi.org/10.48075/rt.v12i26.14522Mots-clés :
Menstruação. Análise do Discurso. Efeitos de sentidoRésumé
Em abril de 2015, Kiran Gandhi decidiu correr os 42 km da Maratona de Londres sem usar absorvente, como forma de protesto contra a opressão da mulher e para promover uma discussão sobre o assunto, visto que em, muitos países, temas relacionados à intimidade feminina ainda são considerados tabus. Neste trabalho, pretende-se utilizar a Análise do Discurso francesa (AD) para compreender como um ato de protesto, que visava à libertação da mulher, produziu efeitos de sentido contrários. Por meio da análise de comentários feitos por leitores sobre a matéria publicada na internet, pretende-se tornar visível a ideologia materializada nos discursos produzidos e propagados por estes sujeitos. A ideia de impureza do corpo feminino, presente em diferentes formações discursivas ao longo da história, sustenta esses discursos que se materializam em diferentes formas de hostilidade à mulher.
PALAVRAS-CHAVE: Menstruação. Análise do Discurso. Efeitos de sentido.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.