DESLIZAMENTOS DE SENTIDO EM DISCURSOS PRODUZIDOS SOBRE A MULHER
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v12i26.14522Palabras clave:
Menstruação. Análise do Discurso. Efeitos de sentidoResumen
Em abril de 2015, Kiran Gandhi decidiu correr os 42 km da Maratona de Londres sem usar absorvente, como forma de protesto contra a opressão da mulher e para promover uma discussão sobre o assunto, visto que em, muitos países, temas relacionados à intimidade feminina ainda são considerados tabus. Neste trabalho, pretende-se utilizar a Análise do Discurso francesa (AD) para compreender como um ato de protesto, que visava à libertação da mulher, produziu efeitos de sentido contrários. Por meio da análise de comentários feitos por leitores sobre a matéria publicada na internet, pretende-se tornar visível a ideologia materializada nos discursos produzidos e propagados por estes sujeitos. A ideia de impureza do corpo feminino, presente em diferentes formações discursivas ao longo da história, sustenta esses discursos que se materializam em diferentes formas de hostilidade à mulher.
PALAVRAS-CHAVE: Menstruação. Análise do Discurso. Efeitos de sentido.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.