DA INTERPRETAÇÃO À APRECIAÇÃO: A AUTORIA ACADÊMICA NO CONTEXTO DO NOVO PRODUTIVISMO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v13i28.15096Resumo
Argumento que a autoria acadêmica, entendida como uma “função” do discurso (FOUCAULT, 1996, 2001, 2005), vem sendo modificada nos processos que caracterizam a universidade contemporânea. Elejo dois pontos de observação dessas mudanças: os discursos sobre o plágio acadêmico e o desenvolvimento de técnicas de bibliometria voltadas para a aferição da produtividade acadêmica. Os primeiros vêm situando o plágio no terreno da ética individual e da superfície textual; o segundo, inversamente, vem transferindo dos indivíduos para as comunidades a responsabilidade pela validação do conhecimento produzido. O resultado é a transição de uma lógica da “avaliação” centrada na figura do especialista para a da “apreciação” por uma comunidade de pares. Modificam-se assim as condições em que se estabelece a autoria de textos acadêmicos.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.