UMA OUTRA CULTURA DE APRENDIZAGEM? Fatores determinantes para a aprendizagem de línguas estrangeiras na Alemanha

Autores

  • Paul VOERKEL Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD)

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i31.17701

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Língua estrangeira, Alemão.

Resumo


O objetivo deste artigo é uma descrição, em linhas gerais, das abordagens de aprendizagem de línguas estrangeiras na Alemanha. O pano de fundo é constituído por uma política proativa de fomento às línguas, a nível europeu, que existe há mais de 40 anos e que determina tanto a forma do processo educativo quanto o valor atribuído ao domínio das línguas estrangeiras. Esta orientação ao multilinguismo é um dos fatores decisivos que facilitam a aquisição de idiomas estrangeiros pelos alemães.

Biografia do Autor

Paul VOERKEL, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD)

Professor convidado no Setor de Alemao (Faculdde de Letras/UFRJ) com apoio do DAAD

Downloads

Publicado

01-02-2018

Como Citar

VOERKEL, P. UMA OUTRA CULTURA DE APRENDIZAGEM? Fatores determinantes para a aprendizagem de línguas estrangeiras na Alemanha. Trama, [S. l.], v. 14, n. 31, p. 162–173, 2018. DOI: 10.48075/rt.v14i31.17701. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/17701. Acesso em: 24 jan. 2022.

Edição

Seção

Estudos Culturais, Língua e Literatura Alemã