UMA OUTRA CULTURA DE APRENDIZAGEM? Fatores determinantes para a aprendizagem de línguas estrangeiras na Alemanha

Authors

  • Paul VOERKEL Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD)

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i31.17701
Supporting Agencies

Keywords:

Ensino-aprendizagem, Língua estrangeira, Alemão.

Abstract

O objetivo deste artigo é uma descrição, em linhas gerais, das abordagens de aprendizagem de línguas estrangeiras na Alemanha. O pano de fundo é constituído por uma política proativa de fomento às línguas, a nível europeu, que existe há mais de 40 anos e que determina tanto a forma do processo educativo quanto o valor atribuído ao domínio das línguas estrangeiras. Esta orientação ao multilinguismo é um dos fatores decisivos que facilitam a aquisição de idiomas estrangeiros pelos alemães.

Author Biography

Paul VOERKEL, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD)

Professor convidado no Setor de Alemao (Faculdde de Letras/UFRJ) com apoio do DAAD

Published

01-02-2018

How to Cite

VOERKEL, P. UMA OUTRA CULTURA DE APRENDIZAGEM? Fatores determinantes para a aprendizagem de línguas estrangeiras na Alemanha. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 14, n. 31, p. 162–173, 2018. DOI: 10.48075/rt.v14i31.17701. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/17701. Acesso em: 18 jul. 2024.

Issue

Section

Estudos Culturais, Língua e Literatura Alemã