SABERES EM MOVIMENTO NO ESTÁGIO DE REGÊNCIA DE TURMA: O ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA POR GRADUANDOS DE LETRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i41.26732

Palavras-chave:

Licenciatura, Estágio, Letras, Ensino de Análise Linguística

Resumo


Neste estudo pretendemos analisar o modo como alunos da licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal de Pernambuco, durante o estágio curricular, atuam para ensinar seus alunos a refletir sobre a língua, concretizando um dos eixos de ensino desse componente curricular que é a análise linguística. A pesquisa, do tipo qualitativo-descritiva, teve como corpus projetos e relatórios de estágio, além de depoimentos dos estagiários, captados no seminário de encerramento das atividades de regência de turma do ensino fundamental. Para montar o referencial teórico, buscamos autores que tratam da formação docente, do estágio e do ensino de análise linguística. Os resultados mostraram que os futuros professores trabalham numa perspectiva sociointeracionista e exploram uma diversidade de gêneros textuais, como indicado nas orientações mais recentes para o ensino de língua portuguesa. No entanto, a maioria deles explicita pouco os procedimentos didáticos realizados, não indica as dificuldades dos alunos quando da avaliação da aprendizagem e aborda determinados conhecimentos linguísticos de forma expositiva e dedutiva.

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Recebido em 05-01-2021

Revisões requeridas em 28-04-2021

Aceito em 12-05-2021

 

 

Biografia do Autor

Lívia SUASSUNA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CENTRO DE EDUCAÇÃO - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO E PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

LICENCIADA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA PELA UFPE

ESPECIALISTA EM LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE PORTUGUÊS PELA UFPE 

MESTRA EM LÍNGUA PORTUGUESA PELA PUC-SP

DOUTORA EM LINGUÍSTICA PELA UNICAMP

Sabrina Leite FELIX, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

LICENCIADA EM LETRAS-PORTUGUÊS PELA UFPE

MESTRANDA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFPE

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Publicado

01-06-2021

Como Citar

SUASSUNA, L.; FELIX, S. L. SABERES EM MOVIMENTO NO ESTÁGIO DE REGÊNCIA DE TURMA: O ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA POR GRADUANDOS DE LETRAS. Trama, [S. l.], v. 17, n. 41, p. 09–27, 2021. DOI: 10.48075/rt.v17i41.26732. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/26732. Acesso em: 9 dez. 2021.

Edição

Seção

Práticas de Estágio(s) em Discussão