ANÁLISE DA INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM AULAS TRADICIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Angela Maria Cóttica
  • Márcia Sipavicius Seide

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v9i18.8248

Palavras-chave:

Interação, Gesto didático, Inclusão.

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação sobre a interação professor-aluno que objetivou verificar se há utilização de gestos didáticos inclusivos. Observou-se que, apesar das mudanças nas propostas de ensino, em muitas  aulas, o professor ainda adota uma postura docente com marcas tradicionalistas. Este resultado foi alcançado  analisando-se a interação professor-aluno pautada pelos gestos didáticos de um  docente em  aulas de língua portuguesa, numa turma de 7º ano, de uma escola pública, em cuja turma havia um aluno surdo. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo qualitativa, desenvolvida a partir da análise de aulas filmadas. Como aporte teórico foram utilizadas as concepções de Goffman (1998) e Nascimento (2009). A identificação e análise gestos didáticos inclusivos possibilitariam a elaboração de estratégias para a professora tornar suas aulas mais dialógicas e inclusivas

Downloads

Publicado

06-06-2013

Como Citar

CÓTTICA, A. M.; SIPAVICIUS SEIDE, M. ANÁLISE DA INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM AULAS TRADICIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 9, n. 18, p. 75–92, 2013. DOI: 10.48075/rt.v9i18.8248. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/8248. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO