ANÁLISE DA INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM AULAS TRADICIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v9i18.8248Palavras-chave:
Interação, Gesto didático, Inclusão.Resumo
Este artigo apresenta uma investigação sobre a interação professor-aluno que objetivou verificar se há utilização de gestos didáticos inclusivos. Observou-se que, apesar das mudanças nas propostas de ensino, em muitas aulas, o professor ainda adota uma postura docente com marcas tradicionalistas. Este resultado foi alcançado analisando-se a interação professor-aluno pautada pelos gestos didáticos de um docente em aulas de língua portuguesa, numa turma de 7º ano, de uma escola pública, em cuja turma havia um aluno surdo. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo qualitativa, desenvolvida a partir da análise de aulas filmadas. Como aporte teórico foram utilizadas as concepções de Goffman (1998) e Nascimento (2009). A identificação e análise gestos didáticos inclusivos possibilitariam a elaboração de estratégias para a professora tornar suas aulas mais dialógicas e inclusivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.