Mediação de leitura: a presença de mediadores na obra Recordações do escrivão Isaías Caminha ([1909] 1998) de Lima Barreto
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v11i23.13054Keywords:
Mediador, Lima Barreto, EnsinoAbstract
This paper turns to the mediator reading, bound to Lima Barreto literary work with the premise of analyzing mediation, dealing with theories that discuss the issue of reading mediator and their training. Thus, our goal is to highlight excerpts of literary production of the work Recordações do Escrivão Isaías Caminha (1998), in order to demonstrate through the character Isaiah, reading these mediators in the construction of the individual, as well as professional education can collaborate to improve the performance of the citizens. Furthermore, we present theoretical as Leal (2006), Lajolo Zilberman (1998), Fernandes (2011) among others, who question the practice of mediation and reading. From this reflection we realize that literature is a means of transformation in our society.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.