ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA: IMPLICAÇÕES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v16i39.24732Keywords:
Práticas de leitura, Ideário histórico-cultural, Língua Portuguesa, Elaboração didática.Abstract
Este artigo tematiza elaborações didáticas de práticas de leitura produzidas por graduandos da última fase de um curso de Letras-Português de uma universidade do Sul do Brasil na modalidade EaD. O objetivo é caracterizar abordagens metodológicas, considerando a apropriação conceitual da ancoragem teórico-epistemológica de base histórico-cultural, que foi assumida nos projetos de docência. Nesse enfoque, observaram-se convergências, divergências ou indícios de aproximação dessa concepção teórica, tendo em vista a articulação entre teoria e prática, considerando diretrizes elaboradas por Correia (2017) em se tratando da apropriação conceitual e aplicadas em Mossmann (2019). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com aporte em pesquisa documental (MINAYO, 2008), que compreendeu a análise de projetos de docência e extraclasse produzidos por ocasião do período de Estágio Supervisionado em turmas do Ensino Médio. Para tal propósito, ancoramo-nos em teorizações da filosofia bakhtiniana, da psicologia da linguagem vigotskiana, bem como teorizações referentes às concepções de leitura. Os resultados evidenciam que não houve, quanto às ações metodológicas, convergências ao ideário histórico-cultural, predominando os indícios de aproximação dessa concepção, mas com frequentes remissões a outras abordagens teóricas, sugerindo não ter havido apropriação conceitual efetiva para uma ação metodológica centrada na abordagem de uso e reflexão da linguagem. Desse modo, este estudo contribui para as discussões da Linguística Aplicada na medida em que sinaliza a necessidade de ressignificação dos programas de formação inicial e continuada no que se refere à elaboração didática docente sobre a leitura.
Recebido em: 30-04-2020
Revisões requeridas em: 24-06-2020
Aceito em: 11-07-2020
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