FIGURAÇÕES E REFIGURAÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR DOCENTE EM PORTUGUÊS DA UFRJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i41.26822
Agências de fomento

Palavras-chave:

Estágio curricular, Formação de professores, Experiência

Resumo

O estágio curricular é uma importante etapa para construção da identidade docente; é o momento de efetivo contato com o campo de atuação profissional e da conexão entre as teorias construídas ao longo do curso de formação e a escola. Apesar dessa importância, constatamos a percepção recorrente entre muitos dos envolvidos no processo do estágio como um obstáculo a ser superado. Nessas circunstâncias, é comum o acionamento de uma série de estratégias para sua consecução. Dentre elas listamos um imaginário resultante do senso comum assumido pelos estagiários que acaba inviabilizando uma formação significativa e a construção de identidades docentes para o exercício do magistério comprometido com o processo de mudança social (FREIRE, 2014). Baseados em nossa atuação como formadores de professores – e nos saberes experienciais (TARDIF, 2002) da educação básica e do ensino superior como professores da UFRJ – pensamos em seis arquétipos de licenciandos em formação que se lhes aproximam das personagens planas na definição de E. M. Forster (2005). Trata-se de um estudo baseado em nossa observação direta do processo formativo de futuros professores, ao longo dos últimos anos, em conversas de orientação, na elaboração de materiais para sala de aula e relatórios de estágio entre outras práticas de formação docente. Para tanto, nos apoiamos nas contribuições de Tardif (2002) e Larrosa (2002) quando estes falam dos saberes da experiência e de sua relevância no campo do ensino. Além de analisar criticamente os fatores que levam à assunção dessas personagens planas por parte dos estagiários, procuramos apontar alguns caminhos trilhados para proporcionar estágios curriculares mais significativos e empodera os saberes construídos na escola sobre o fazer docente (NÓVOA, 2017).

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Recebido em 28-01-201

Revisões requeridas em 31-03-2021

Aceito em 27-04-2021

Biografia do Autor

Marcos SCHEFFEL, UFRJ

Professor de Didática de Português e Literatura da UFRJ. Doutor em Teoria da Literatura. Mestre em Literatura Brasileira - ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado em andamento na Universidade Federal de Pernambuco

André Luís Mourão de UZÊDA, CAP UFRJ

Doutorando em Ciência da Literatura UFRJ. Mestre em Letras - Ciência da Literatura UFRJ. Professor do CAP-UFRJ.

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Publicado

01-06-2021

Como Citar

SCHEFFEL, M.; UZÊDA, A. L. M. de. FIGURAÇÕES E REFIGURAÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR DOCENTE EM PORTUGUÊS DA UFRJ. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 41, p. 88–102, 2021. DOI: 10.48075/rt.v17i41.26822. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/26822. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Práticas de Estágio(s) em Discussão