CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DA CATEGORIA TEMPO NOS GÊNEROS DISCURSIVOS CRÔNICA, CARTA COMERCIAL, NOTÍCIA E ENTREVISTA SOCIOLINGUÍSTICA PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v9i18.8247Keywords:
Tempo discursivo, Gênero discursivo, . Ensino de língua.Abstract
This paper presents results considering the category of Tense, within statements based on corpus connected with the fields of journalism (news and chronicles), everyday life (sociolinguistic interviews), and business enterprise (business letters), in order to contribute to the teaching of mother language. Its theoretical basis correlates, among others, Givonian functionalism (Givón, 2001, 1984) and socio-discursive assumptions (Bakhtin, 2003, 1988). The investigation concerning these genres shows that aspects related to temporality, in general, appear in different ways: commercial letter – present/future, accomplished, realis; chronicle – present/past perfect, accomplished, realis; news – past perfect, accomplished, realis; sociolinguistic interview – pretérito imperfeito, accomplished, realis. This is the basic contribution, for it describes the temporality in these genres, unveiling its discursive structure.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.