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ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO SEGUNDA LÍNGUA

Autores/as

  • Elidéa Lúcia Almeida BERNARDINO Faculdade de Letras/UFMG Núcleo de Estudos de Libras, Surdez e Bilinguismo - NELiS
  • Maria Cristina da Cunha PEREIRA Pontífícia Universidade Católica de São Paulo
  • Rosana PASSOS Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i32.19354
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Palabras clave:

Abordagens de ensino, estratégias de ensino de segunda língua, Língua Brasileira de Sinais - Libras

Resumen

Este artigo versa sobre estratégias de ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Inicialmente, apresenta-se um breve histórico sobre o ensino de Libras, iniciado em meados da década de 1980 indo até os dias atuais. A seguir, são retratadas as perspectivas teóricas relativas ao ensino de segunda língua de uma forma geral, com ênfase na pedagogia pós-métodos, de Kumaravadivelu (2003), que surge em resposta à insatisfação dos professores com métodos baseados em conceitos e contextos idealizados, não visualizando situações reais de sala de aula. Na sequência, são apresentados os principais métodos utilizados no ensino da Libras, ilustrados com experiência das autoras. Nas considerações finais são apresentadas algumas tendências, que vêm sendo empregadas no ensino de Libras.

Biografía del autor/a

Elidéa Lúcia Almeida BERNARDINO, Faculdade de Letras/UFMG Núcleo de Estudos de Libras, Surdez e Bilinguismo - NELiS

Faculdade de Letras

Núcleo de Estudos de Libras, Surdez e Bilinguismo

Publicado

29-06-2018

Versiones

Cómo citar

BERNARDINO, E. L. A.; PEREIRA, M. C. da C.; PASSOS, R. ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO SEGUNDA LÍNGUA. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 14, n. 32, p. 27–39, 2018. DOI: 10.48075/rt.v14i32.19354. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/19354. Acesso em: 10 dic. 2025.

Número

Sección

Língua Brasileira de Sinais: descrição linguística, formação profissional e educação bilíngue