ENTRE A FRONTEIRA DA CORRUPÇÃO: MILLÔR E A NOVA REPÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v16i37.23494Palabras clave:
Millôr. Nova República. Interdiscurso.Resumen
Este artigo tem como objetivo a analisar duas charges que abrangem o discurso de Millôr Fernandes sobre a Nova República (1985 - 1990) considerando a relação interdiscursiva presente no dizer do autor. As análises terão como base teórica a Teoria do Discurso de linha francesa, tendo como principal teórico Michel Pêcheux, dentre outras fontes necessárias para embasar as condições de produção do corpus, como Hugon (2009). Os objetivos que norteiam esta pesquisa se resumem em dar a conhecer a relação interdiscursiva no dizer de Millôr, no tocante a recuperação de dizeres outros; compreender que Millôr é porta-voz de um discurso que se transpõe no viés do humor sobre a política da Nova República (1985 - 1990); e buscar estabelecer pontos análogos quanto a uma política do passado e do presente. Sob o exercício de retomadas discursivas, compreender que há uma região de fronteira entre uma política honesta e a prática de uma irresponsabilidade administrativa por parte de políticos que regem em benefício próprio. O interdiscurso é o conceito mobilizado para as análises das charges eleitas neste corpus que, em consonância com as condições de produção, possibilita evocar efeitos de sentidos a partir de cada enunciado, bem como de cada imagem caricata que é analisada como fator de significação, o qual evoca um discurso. Por fim, o que justifica a temática deste trabalho é a cadência do dizer de Millôr sobre a acuidade do tema que envolve a política, e por considerar que esta rege a sociedade e impera sobre ela.
PALAVRAS-CHAVE: Millôr. Nova República. Interdiscurso.
REFERÊNCIAS
FERNANDES, Millôr. Diário da Nova República – Vol. 2. São Paulo - SP: L&PM Editores S/A, 1988.
HUGON, Carole Talon-. A estética: história e teorias. [tradução António Maia da Rocha]. Editora Papelmunde, SMG, Ltda. 1a edição, Lisboa, 2009.
PÊCHEUX, Michel. A Análise do Discurso: Três Épocas. (Trad. De J. de A. Romualdo). In: GADET, F. & HAK, T. (orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da UNICAMP, pp. 311-318, 1997.
______. Delimitações, inversões, deslocamentos. In: (Trad. José Horta Nunes). Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, São Paulo, n. 19, p. 7-24, jul,/dez/1990.
______. Papel da memória. In: Papel da memória/Pierre Achard... [et al.] tradução e introdução: José Horta Nunes - 2a Edição, Campinas, SP: Pontes Editores, 2007.
SUPER INTERESSANTE. Existiu realmente o Tio Sam, que simboliza os Estados Unidos? Redação Mundo Estranho, 2011. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/existiu-realmente-o-tio-sam-que-simboliza-os-estados-unidos/>. Acesso em: 24 de ago. 2018.
______. No tempo dos corsários e piratas. História, 2016. Disponível em: <https://super.abril.com.br/historia/no-tempo-dos-corsarios-e-piratas/>. acesso em: 23 de jun. 2019.
UOL, Aventuras na História. Grandes Navegações, 2019. Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/bartolomeu-dias-cabo-tormentas-historia.phtml>. Acesso em: 29 de jun. 2019.
Recebido em 31-10-2019 | Aceito em 18-02-2020
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.