A EXPERIÊNCIA DA APRENDIZAGEM MEDIADA NO DESENVOLVIMENTO DA METACOGNIÇÃO ATRAVÉS DOS CICLOS DE LEITURA MAISPAIC
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v16i37.23696Palabras clave:
Leitura literária. Professor-mediador. Ciclos de leitura. Metacognição. Leitor protagonista.Resumen
Este artigo discute sobre o espaço da literatura no ensino fundamental por meio da Experiência da Aprendizagem Mediada nos Ciclos de Leitura do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (MAISPAIC), no eixo de Literatura e Formação do leitor. Objetivamos apresentar uma discussão acerca da atuação do professor como mediador da aprendizagem, no desafio de despertar nos alunos o gosto pela leitura de deleite e o desenvolvimento da autonomia estudantil. Analisamos os Ciclos de Leitura MAISPAIC sob três perspectivas teóricas que fundamentam a proposta do Programa. Para a mediação da aprendizagem, tomamos as concepções de Vygotsky (1991),sobre o sociointeracionismo pela linguagem com vistas ao desenvolvimento cognitivo e de Feuerstein (1991), bem como demais estudiosos, por discorrerem sobre a Experiência da Aprendizagem Mediada como impulsionadora da modificabilidade cognitiva estrutural; na perspectiva dialógica da interação entre leitor, texto e autor, trazemos o olhar de Bakhtin (1997, 2016), integrando-o às ideias de Solé (1998) e Cosson (2014), que apontam a leitura compartilhada como um momento interacional da linguagem em função do letramento literário dos alunos; para compreender a visão de educação impressa nessa proposta, buscamos a partir de Freire(1987), analisar as relações de proximidade entre as experiências do círculo de cultura e a vivência dos Ciclos de Leitura no cotidiano escolar. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, englobando o estudo bibliográfico sobre a teoria da aprendizagem mediada, a análise documental do material orientador do MAISPAIC e as experiências vivenciadas nas formações de professores ofertadas pelo programa. Os resultados apontam os Ciclos de Leitura como uma experiência de mediação da aprendizagem que tem impulsionado os docentes a abordarem novas estratégias para o trabalho de compreensão textual e influenciado os alunos no aprendizado do deleite literário para desenvolvimento da metacognição e formação de leitores protagonistas.
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Recebido em 29-11-2019 | Aceito em 15-02-2020
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