APRESENTAÇÃO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.48075/rt.v16i39.25974
Organismes subventionnaires

Résumé

Estimadas leitoras e estimados leitores, 

Quando a ementa desta edição foi proposta, sequer poderíamos imaginar que a publicação ocorreria em meio a uma pandemia. O surto de COVID-19 nos impôs distanciamento social. Alterou as relações pessoais e profissionais: fomos forçados a reinventar nosso cotidiano e as maneiras de interagir. A televisão, os jornais, as revistas, as redes sociais, os aplicativos de mensagens, entre outros suportes, passaram a ser nossa conexão com a informação e com o outro. O mundo sendo lido de diferentes maneiras, a partir diferentes suportes, de dentro de nossas casas.

Se à época da proposição da chamada para publicação, a leitura nos parecia um tema pertinente, o atual contexto reitera a necessidade de que ela seja (ainda mais) debatida, difundida, atualizada e potencializada. Ainda que os textos da edição não se remetam a práticas orientadas no atual cenário, as abordagens que seguem em cada um dos estudos, constituem-se em esforços de pesquisadoras e pesquisadores na reflexão/trabalho sobre a leitura na escola, cujo objetivo incide na formação do sujeito leitor: reflexivo, crítico e atuante na sociedade em que se insere.

Assim, o presente número da Revista Trama apresenta como tema a Leitura em suas diferentes perspectivas teórico-metodológicas: da teoria ao ensino e pretende contribuir com as discussões e a compreensão de práticas relacionadas à leitura.

Marechal Cândido Rondon, outubro de 2020.

(Arquivo completo em PDF)

Biographie de l'auteur-e

Luciane Thomé SCHRÖDER, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Docente do Curso de Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon e do curso de pós-graduação em Letras, nível de mestrado e doutorado, campus de Cascavel. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Desenvolve pesquisas na área da Análise do Discurso de linha francesa.

Téléchargements

Publié-e

01-10-2020

Comment citer

SCHRÖDER, L. T.; FRANÇA, J. de S. APRESENTAÇÃO. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 16, n. 39, p. 06–08, 2020. DOI: 10.48075/rt.v16i39.25974. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/25974. Acesso em: 2 juin. 2025.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: Leitura em suas diferentes perspectivas teórico-metodológicas: da teoria ao ensino