AUTOAVALIAÇÃO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: PERSPECTIVAS CRÍTICO-REFLEXIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v17i41.26840
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Palavras-chave:

Estágio supervisionado curricular, Autoavaliação, Formação docente crítico-reflexiva

Resumo

A tendência de valorização da formação e da profissionalização reflexivo-críticas de professores tem sua gênese a partir dos anos 1990. Ao buscar afastar-se da racionalidade técnica, característica dos anos 1970, a essência da perspectiva reflexiva é que o professor produza conhecimento a partir de sua prática, por meio de uma investigação teórico-reflexiva intencional e da problematização dos resultados alcançados. Neste contexto, situando-nos especificamente nas práticas formativas de professores de língua portuguesa, elegemos a autoavaliação como um gênero acadêmico e instrumento potencializador da construção do olhar crítico e da postura reflexiva. Por isso, dispensamos atenção à caracterização de suas dimensões social e verbo-visual sob aporte teórico da teoria bakhtiniana, para então lançar o olhar analítico sobre autoavaliações produzidas para o relatório final do componente de Estágio Supervisionado. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar a discursividade crítica mobilizada e construída na produção da autoavaliação de licenciandos do curso de Letras-Português, considerando a contribuição deste instrumento para uma formação reflexiva. A partir de um estudo quali-interpretativo, pautado em excertos das autoavaliações sobre as quais refletimos neste trabalho, e dos preceitos dialógicos, consideramos que por meio das experiências mobilizadas e analisadas pelos alunos, a construção teórica da práxis, permitiu-lhes identificar e melhorar competências profissionais. Assim, o exercício de autoavaliar-se criticamente reforça a autonomia do professor em formação, criando um importante espaço para procedimentos que colaboram com seu processo de formação reflexiva e crítica e, consequentemente, para a construção de sua identificação profissional.

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Recebido em 11-02-2021

Revisões requeridas em 14-04-2021

Aceito em 01-05-2021

Biografia do Autor

Neluana Leuz de Oliveira FERRAGINI, Unespar, Campus de Apucarana

Doutora em Estudos da Linguagem pela UEL. Professora Adjunta do Centro de Ciências Humanas e da Educação, com atuação no curso de Letras Português da Unespar - Campus de Apucarana.

Érica Danielle SILVA, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em etras pela UEM.Professora Adjunta no Colegiado de Letras da Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

01-06-2021

Como Citar

FERRAGINI, N. L. de O.; SILVA, Érica D. AUTOAVALIAÇÃO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: PERSPECTIVAS CRÍTICO-REFLEXIVAS. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 41, p. 73–87, 2021. DOI: 10.48075/rt.v17i41.26840. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/26840. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Práticas de Estágio(s) em Discussão